Intelbras aposta no 5G FWA e homologa novo modem no Brasil

Fabricante enviou documentação para a Anatel. Equipamento poderá ser usado por provedores de banda larga fixa baseada em acesso móvel.

Everton Favretto
Por
Modem 5G para uso externo, preso em um tubo.
Modem 5G outdoor da Casa Systems (Divulgação/Casa Systems)

A Intelbras homologou um novo modem 5G para uso externo na Anatel, o que deve complementar a oferta de aparelhos destinados à banda larga fixa via rede móvel (o chamado FWA). O Intelbras CFW-2231 faz parte da linha de produtos AurusPRO, da americana Casa Systems, que fabrica diversos equipamentos para FWA e outros equipamentos de rede em geral.

O aparelho será comercializado com a marca da Casa Systems, conforme a documentação visualizada pelo Tecnoblog. Esta é a etapa final para que a Intelbras comece a vender o produto no Brasil. O preço é mantido em segredo. Como em produtos similares, o dispositivo possui uma porta Ethernet e é alimentado por PoE (Power over Ethernet) pelo mesmo cabo utilizado para transferência de dados.

Este produto complementa o GX 3000, que foi homologado na Anatel em 2022. Ele tem sido o principal aparelho utilizado pela Claro e pela Vivo em planos com internet FWA pelo Brasil.

Seu principal competidor deve ser o Amplimax Ultra, da paulistana Elsys. Ela ingressou no mercado de telecomunicações há cerca de duas semanas, ao anunciar a operadora Netylink. O serviço inicialmente está disponível no estado de São Paulo e custa a partir de R$ 299.

O que é FWA?

5G (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Provedores tiram proveito do 5G para oferecer o FWA (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O FWA (Fixed Wireless Access, ou acesso fixo sem fio em português) é uma tecnologia que prevê o uso de redes sem fio, especialmente aquelas utilizadas na telefonia celular, para fornecer internet a um ponto fixo. Ele concorre com outras tecnologias de banda larga residencial, como fibra ótica, cabo coaxial e DSL.

Fornecedores de equipamentos eletrônicos e operadoras de telecomunicações têm investido nele desde o lançamento da tecnologia 5G, em 2019.

Relacionados